quinta-feira, 1 de outubro de 2009

"MEC informa adiamento do ENEM"

Depois de toda a correria para decidir se ia funcionar, a primeira resposta aparece. O vazamento de apenas uma prova do exame nacional do ensino médio foi suficiente para o adiamento de quatro milhões da mesma. O próprio país apresenta fortes sinais de fraqueza enquanto estrutura, e com isso percebemos que não iríamos suportar uma carga tão forte de responsabilidade. Ficamos na situação de uma criança obrigada a carregar toneladas.
Esta a melhor definição para a situação do brasil em relação ao novo ENEM. A capacidade que os responsáveis pela prova têm de fechar os olhos para as coisas óbvias é absurda. O projeto de uma prova feita por boa parcela dos brasileiros para conseguir ingresso nas faculdades não é algo tão simples como eles pensam. Em menos de um ano tudo foi organizado. Era evidente que erros iriam ocorrer, apesar dos 144 milhões de reais envolvidos; temos o dom de desviar.
Não adianta chorar pelo leite derramado. A besteira foi feita, e a solução deverá ser repensada dentro de uma logística complexa. O adiamento de 45 dias deve ser muito bem analisado, já que as universidades que são renomadas não irão atrasar seu vestibular ou o resultado do vestibular por um erro cometido pelos outros. Porém como não temos definida a nova data, o choque entre vestibulares ainda é uma possibilidade não descartada.
Um ponto positivo há de ser destacado. Temos uma prova como exemplo do modelo cobrado pelo novo ENEM. Aos inscritos, só resta esperar para a nova data e continuar estudando, agora com base no ótimo exemplo que temos. Com as mãos atadas, não podemos nada mais além disso. Esta é apenas mais uma situação ruim que o Brasil está passando mas que, com toda certeza, o nosso jeitinho brasileiro irá contornar muito bem, como sempre o fez.

bejoprabóiafria

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. noossa, vou comentar so por causa da ultima linha ;x POAKEPAEKAEPAEKPO nem precisa me agradecer pela minha ideia de texto ok? sei que contribui imensamente para o seu aprimoramento textual e isso já é suficientemente gratificamente POAKEPEAKAEPKEA aham! Valeu pedreiro :D ;*

    ResponderExcluir