Diante da sociedade em que vivemos, fica impossível não nos perguntar-mos quem tem razão, religião ou ciência. Enquanto a religião não demonstra evidências da verdade ela serve muito como um refúgio para aqueles que estão perdendo a esperança do seu potencial. Já a ciência apresenta cálculos, monstrando a veracidade.
Começamos então a pensar na importância da matemática na vida das pessoas. Como a ciência explica fatos do passado usando a matemática, podemos dizer que é então a própria matemática a fonte das explicações. Por este motivo percebemos que esta matéria sai das escolas, das provas, da teoria e entra em nossa vida.
Tendo esses fatos como ponto de vista, Malba Tahan, escritor de O homem que calculava, deixa claro em seu livro que a matemática, mesmo que não fale sobre a ciência, continua ativa em nosso dia-a-dia. O personagem Samir Beremiz resolve conflitos do cotidiano apenas usando seus cálculos.
Problemas comuns de uma sociedade são apresentados e solucionados por uso da matemática. Isso evidencia que muito mais que a ciência, os cálculos permitem até mesmo que uma sociedade viva em maior harmonia. O homem que calculava ganha prestígio, impressiona as pessoas e até mesmo conhece seu amor, com ajuda da matemática.
Tirando como exemplo este livro, devemos repensar no valor que damos para toda essa teoria. A mesma que parece inútil e pouco presente mas que, pelo contrário, está em todos os momentos nos ajudando. A perfeição em um mundo completamente cheio de imperfeições, chamada Matemática.
Simulado UFSC2010 - Tema: A importância da Matemática.
Mudanças: de cara nova
Há 10 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário