sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Valorização do Idoso

Devemos começar a repensar sobre os nossos valores. A sociedade atual fecha seus olhos para tudo e esqueçe de dar importância para os pequenos detalhes. E os pequenos detalhes perdem essa imagem de "inúteis" e passam a serem valorizados quando refletímos. É assim que a sociedade se porta com relação aos idosos.
Não é difícil para nós, que temos tantos meios de comunicação para nos informar, percebermos o real valor do idoso. O mesmo que deixamos de lado, é usado como uma das referências para julgarmos o nível de desenvolvimento. E isso não é à toa, já que um país com alta quantidade de idosos apresenta boa expectativa de vida.
Com a conscientização de toda a população, com relação as qualidades dos idosos, deixamos de nos limitar a olhar para eles apenas para medir o desenvolvimento do país, e passamos a procurar o conhecimento cultural que eles têm. Não há consequências negativas se passarmos a respeitar os mais velhos.
Respeito é o ponto principal que devemos modificar. Parar com o pensamento de que os idosos merecem respeito apenas por terem mais idade, e começar a respeitá-los pelo conhecimento que possuem. Procurar conhecê-los e exigir que eles possuam direitos, e que os direitos deles devem sempre ser ressaltados.
Assim como os idosos, todas as camadas, sejam elas sociais ou etárias, devem possuir direitos e serem valorizadas, já que um país é formado não só por uma, mas pela união das camadas populacionais; e que a consciência de todos reflitam sobre a importância de nos manter-mos unidos.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O real valor da matemática

Diante da sociedade em que vivemos, fica impossível não nos perguntar-mos quem tem razão, religião ou ciência. Enquanto a religião não demonstra evidências da verdade ela serve muito como um refúgio para aqueles que estão perdendo a esperança do seu potencial. Já a ciência apresenta cálculos, monstrando a veracidade.
Começamos então a pensar na importância da matemática na vida das pessoas. Como a ciência explica fatos do passado usando a matemática, podemos dizer que é então a própria matemática a fonte das explicações. Por este motivo percebemos que esta matéria sai das escolas, das provas, da teoria e entra em nossa vida.
Tendo esses fatos como ponto de vista, Malba Tahan, escritor de O homem que calculava, deixa claro em seu livro que a matemática, mesmo que não fale sobre a ciência, continua ativa em nosso dia-a-dia. O personagem Samir Beremiz resolve conflitos do cotidiano apenas usando seus cálculos.
Problemas comuns de uma sociedade são apresentados e solucionados por uso da matemática. Isso evidencia que muito mais que a ciência, os cálculos permitem até mesmo que uma sociedade viva em maior harmonia. O homem que calculava ganha prestígio, impressiona as pessoas e até mesmo conhece seu amor, com ajuda da matemática.
Tirando como exemplo este livro, devemos repensar no valor que damos para toda essa teoria. A mesma que parece inútil e pouco presente mas que, pelo contrário, está em todos os momentos nos ajudando. A perfeição em um mundo completamente cheio de imperfeições, chamada Matemática.

Simulado UFSC2010 - Tema: A importância da Matemática.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

"MEC informa adiamento do ENEM"

Depois de toda a correria para decidir se ia funcionar, a primeira resposta aparece. O vazamento de apenas uma prova do exame nacional do ensino médio foi suficiente para o adiamento de quatro milhões da mesma. O próprio país apresenta fortes sinais de fraqueza enquanto estrutura, e com isso percebemos que não iríamos suportar uma carga tão forte de responsabilidade. Ficamos na situação de uma criança obrigada a carregar toneladas.
Esta a melhor definição para a situação do brasil em relação ao novo ENEM. A capacidade que os responsáveis pela prova têm de fechar os olhos para as coisas óbvias é absurda. O projeto de uma prova feita por boa parcela dos brasileiros para conseguir ingresso nas faculdades não é algo tão simples como eles pensam. Em menos de um ano tudo foi organizado. Era evidente que erros iriam ocorrer, apesar dos 144 milhões de reais envolvidos; temos o dom de desviar.
Não adianta chorar pelo leite derramado. A besteira foi feita, e a solução deverá ser repensada dentro de uma logística complexa. O adiamento de 45 dias deve ser muito bem analisado, já que as universidades que são renomadas não irão atrasar seu vestibular ou o resultado do vestibular por um erro cometido pelos outros. Porém como não temos definida a nova data, o choque entre vestibulares ainda é uma possibilidade não descartada.
Um ponto positivo há de ser destacado. Temos uma prova como exemplo do modelo cobrado pelo novo ENEM. Aos inscritos, só resta esperar para a nova data e continuar estudando, agora com base no ótimo exemplo que temos. Com as mãos atadas, não podemos nada mais além disso. Esta é apenas mais uma situação ruim que o Brasil está passando mas que, com toda certeza, o nosso jeitinho brasileiro irá contornar muito bem, como sempre o fez.

bejoprabóiafria