quarta-feira, 24 de junho de 2009

Racismo

O preconceito com o negro é um assunto bastante badalado. Apesar de todos criarem fortes argumentos para sustentar sua visão do assunto, as pessoas não percebem que na nossa sociedade já não é comum acontecer. Ultimamente você não para mais para discutir com alguém sobre esse assunto. As pessoas, por incrível que pareça, já não são tão racistas quanto antigamente.
O preconceito atual é criado pelas leis que envolvem a cor da pele. Implantar cotas, para negros, é o mesmo que dizer: Negros não são capazes e precisam de uma "mãozinha". Bem diferente das cotas de escola pública, onde percebemos que o ensino não é bom o suficiente para preparar um aluno. Criada a cota para os negros, tudo vem abaixo; as pessoas começam a voltar a falar do assunto, gerando polêmica. Percebe-se então que o preconceito não é algo natural; é forçado. É claro na atualidade, para todas as pessoas, que a distinção de cores não altera características físicas; nem mesmo caráter, inteligência e traços culturais. As cores não definem superioridade à ninguém. Mas o preconceito racial define sua inferioridade aos outros.
Racismo já gerou muitos problemas para o mundo. A Escravidão foi um total atraso no desenvolvimento dos países. Não devemos retomar toda essa história de descriminação. Ponha-se no lugar de um negro, antes de pensar em inferiolizá-lo por sua cor; tenho toda certeza de que não irás gostar e nem ser superior ao mesmo.

Um comentário:

  1. Preconceito é a maneira de julgar algo antes de conhecê-lo. É impossível dizer que não há preconceito racial na nossa sociedade, pi. O que sustenta as relações sociais é o preconceito, não só racial, mas até tribal ou profissional.
    Também sou contra qualquer tipo de segregação socio-racial, mas o que digo aqui, é que os preconceitos passaram a ser ilícitos e daí para vergonhosos. De tal forma, as pessoas não assumem seus preconceitos abertamente.
    Eu diria que a barreira entre o preconceito e o conceito diminuiram.

    ResponderExcluir